17.11.2021

Teatro Sérgio Cardoso Digital recebe temporada do espetáculo Maria da Escócia, texto de Fernando Bonassi com direção de Alexandre Brazil

Teatro Sérgio Cardoso Digital recebe temporada do espetáculo Maria da Escócia, texto de Fernando Bonassi com direção de Alexandre Brazil

A peça Maria da Escócia, com texto do dramaturgo e roteirista Fernando Bonassi, ganha montagem com direção de Alexandre Brazil e faz temporada no Teatro Sérgio Cardoso Digital, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, de 22 a 30 de novembro, via Sympla.

Inspirada na obra Mary Stuart, de Friedrich Schiller, a peça conta a história de duas grandes mulheres que até hoje sobrevivem no imaginário de todos: Mary Stuart, ex-rainha da escócia decapitada aos 44 anos; e sua algoz, a ex-rainha da Inglaterra Elizabeth I. "Falamos de política, gênero, envolvendo a questão da mulher e também das opções extremas da vida. Deixamos para o público escolher quem é a vilã e a heroína", comenta Alexandre Brazil, diretor e figurinista.
 

A encenação teatral relata a vida de Maria, rainha da Escócia, que reivindicou o trono de Elizabeth I para si e foi considerada como a legítima soberana da Inglaterra por católicos ingleses, incluindo os participantes da rebelião conhecida como Rebelião do Norte. Vendo-a como uma ameaça, Elizabeth I aprisionou-a em vários castelos e mansões no interior do país. Dezoito anos e meio depois, Maria foi condenada por tramar o assassinato da prima Elizabeth I, sendo decapitada em 1587, aos 44 anos de idade.

 

O espetáculo dá continuidade à pesquisa de Alexandre Brazil acerca das rainhas renascentistas que fizeram parte do mesmo período histórico que o dramaturgo William Shakespeare. Sua ideia é criar uma peça sobre Ana Bolena que irá encerrar uma trilogia composta por La Noche Que Jamás Existió e Maria da Escócia

 

"São temáticas que também abordam, de um modo muito interessante, como essas rainhas não aproveitaram o trunfo de seus cargos por terem sido escolhidas para eles quando eram muito jovens e por imposição dos poderes vigentes", finaliza Alexandre Brazil.

 

Ficha Técnica

De Fernando Bonassi

Inspirado e baseado na obra “Mary Stuart” de Friedrich Schiller

Idealização e Direção: Alexandre Brazil

Co-Direção: Cacau Merz

Direção de Fotografia e Edição: Guilherme Carrara

Elenco: Bete Dorgam e Kátia Naiane

Ambientação Cênica: Felipe Apolo

Trilha Sonora Original: Rafael Thomazini

Iluminação: Felipe Tchaça

Figurino: Alexandre Brazil

Gola Rufo: Marichilene Artisevskis

Visagismo: Sergio Gordin e  Carmen Silva

Assistente de Visagismo: Leninha Uckerman

Costura de Figurinos: Judite de Lima, Glória Amaral, Lili Santa Rosa e Maria Lúcia

Assistente de Fotografia:  Maurício Abbade

Captação e Edição de Áudio: Rafael Thomazini

Fotografia: Philipp Lavra

Projeção: Vanda Dantas

Assessoria de Transmissão Online: Cesar Kawamura, Flávio Flocke e Equipe Teatro Sérgio Cardoso

Assessoria de Imprensa: Amigos da Arte

Assessoria de Mídias Sociais: Felipe Apolo e Tobias Caiado

Produção Gráfica: Felipe Apolo

Produção Executiva: Gabriel Guimard

Consultoria de Produção: Laura Padulla 

Coordenação de Produção: Vanda Dantas

Direção de Produção: Alexandre Brazil

Gestão de Produção: Escritório das Artes e Megamini Produções

Por Appa
Adm
Compartilhe
Ao clicar em "Aceitar todos os cookies", concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar a utilização do site e ajudar nas nossas iniciativas de marketing.
Sua mensagem foi enviada com sucesso.

Obrigado!