SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Temporada 2023 - Labirintos em Movimento
Livre
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Programação

Dias da Semana
Evento
Horário
Ingressos

Quinta-feira | 08/06

Giselle - Ato II & Umbó

20h

Sexta-feira | 09/06

Giselle - Ato II & Umbó

20h

Sábado | 10/06

Giselle - Ato II & Umbó

16h e 20h

Domingo | 11/06

Giselle - Ato II & Umbó

17h

Quinta-feira | 15/06

Les Sylphides (Chopiniana) & Partita

20h

Sexta-feira | 16/06

Les Sylphides (Chopiniana) & Partita

20h

Sábado | 17/06

Les Sylphides (Chopiniana) & Partita

16h e 20h

Domingo | 18/06

Les Sylphides (Chopiniana) & Partita

17h

Quinta-feira | 22/06

Suíte de Paquita, Ibi – da Natureza ao caos & I’ve Changed My Mind

20h

Sexta-feira | 23/06

Suíte de Paquita, Ibi – da Natureza ao caos & I’ve Changed My Mind

20h

Sábado | 24/06

Suíte de Paquita, Ibi – da Natureza ao caos & I’ve Changed My Mind

16h e 20h

Domingo | 25/06

Suíte de Paquita, Ibi – da Natureza ao caos & I’ve Changed My Mind

17h

Giselle - Ato II & Umbó

Programa 1 da Temporada ‘Labirintos em Movimento’ com “Giselle – Ato II”, de Lars Van Cauwenbergh e “Umbó”, de Leilane Teles, apresentado pela São Paulo Companhia de Dança de 8 a 11 de junho no Teatro Sérgio Cardoso.

 

A SPCD inclui pela primeira vez na temporada ‘Giselle – Ato II’ (2021), de Lars Van Cauwenbergh, inspirada livremente no original de 1841 de Jules Perrot (1810-1892) e Jean Coralli (1779-1854). Apontada por estudiosos como o ápice do romantismo na dança clássica, Giselle vem recebendo inúmeras releituras ao longo dos séculos e integra o repertório da São Paulo com cenário original de Vera Hamburger, que incorpora imagens de florestas brasileiras retratadas por Debret, De Clarac, Von Martius e Cássio Vasconcellos.

 

Também passa a figurar na temporada ‘Umbó’ (2021), de Leilane Teles, que se baseia em uma premissa batizada por ela como “a criação do desejo”, que fala sobre o desejo de se tornar quem se quer ser e como isso reverbera no corpo de cada um. O cantor e compositor Tiganá Santana, a cantora Virginia Rodrigues e o coreógrafo Matias Santiago são o ponto de partida de Umbó, que convida o público a apreciar e reverenciar as artes e trajetórias dessas personalidades, bem como os bailarinos em cena e todos os artistas envolvidos na concepção da obra. Esta criação de 2021, agora em 2023 tem novo formato, pois passa a contar com 14 bailarinos e isso reconfigura a cena e a própria maneira da coreógrafa olhar para sua obra. 

Giselle – Ato II (2021)

Remontagem
Lars Van Cauwenbergh, a partir da obra de 1841 de Jules Perrot (1810-1892) e Jean Coralli (1779-1854)
Música
Adolphe Adam (1803-1856)
Iluminação
Wagner Freire
Figurino
Marilda Fontes
Cenografia
Vera Hamburger
Assistência de Cenografia
Fernando Passetti
Execução de cenografia (boca de cena e túmulo)
Jorge e Denis Produções Cenográficas
Tratamento de Imagens
MR Estúdio Digital
Professora de Interpretação
Vivien Buckup
Visagismo
Augusto Sargo

Umbó (2021)

Coreografia
Leilane Teles
Músicas
Nzambi Kakala Ye Bikamazu, Muloloki e Para a Poetisa Íntima, de Tiganá Santana, e Mama Kalunga, de Tiganá Santana na voz de Virgínia Rodrigues
Iluminação
Gabriele Souza
Figurino
Teresa Abreu
Assistência de Figurino
Priscilla Bastos

Les Sylphides (Chopiniana) & Partita

Programa 2 da Temporada ‘Labirintos em Movimento’ com “Les Sylphides (Chopiniana)”, de Ana Botafogo e “Partita”, de Stephen Shropshire, apresentado pela São Paulo Companhia de Dança de 15 a 18 de junho no Teatro Sérgio Cardoso.

 

Les Sylphides (Chopiniana) (2021) é uma obra com remontagem assinada por Ana Botafogo. Coreografada originalmente em 1909 por Michel Fokine (1880-1942), a partir de composição de Frédéric Chopin (1810-1849), que é uma obra que evoca a era romântica.
 

A noite conta também com Partita (2022), a terceira criação de Stephen Shropshire para a SPCD, que passa a integrar a temporada e é inspirada na pintura do artista renascentista Pieter Bruegel (1525-1569) “Landscape with the Fall of Icarus” (1555), em diálogo com o poema homônimo escrito, em 1939, por William Carlos Williams (1883-1963). Com um figurino minimalista, os bailarinos exploram o espaço cênico e reescrevem cada letra dos versos do poeta, em diálogo com os gestos dos outros intérpretes. 
 

Les Sylphides (Chopiniana) (2021)

Remontagem
Ana Botafogo, a partir da obra de 1909 de Mikhail Fokine (1880-1942)
Música
Frédéric Chopin (1810-1849)
Iluminação
André Boll
Figurino
Tânia Agra
Cenografia
Fábio Namatame
Assistência de Remontagem
Duda Braz e Teresa Augusta
Visagismo
Augusto Sargo
Professora de Interpretação
Vivien Buckup

Partita (2022)

Coreografia, Figurino e Iluminação
Stephen Shropshire
Música
Partita, Perihelion I, II e III (Allamande; Sarabande e Gigue) de Margaret Anne Schedel, interpretada por: Schedel e Mikylah Myers

Suíte de Paquita, Ibi – da Natureza ao caos & I’ve Changed My Mind

Programa 3 da Temporada ‘Labirintos em Movimento’ com “Suíte de Paquita”, de Diego de Paula, “Ibi – da Natureza ao Caos”, de Gal Martins e “I’ve Changed My Mind”, de Shahar Binyamini (estreia), apresentado pela São Paulo Companhia de Dança de 22 a 25 de junho no Teatro Sérgio Cardoso.

 

Suíte de Paquita (2022), de Diego de Paula - que também é bailarino da Companhia -, foi remontada a partir da obra de 1847 de Marius Petipa (1818-1910). Paquita conta a história de uma jovem órfã criada por ciganos que salva a vida do filho de um general francês, Lucien. Eles se apaixonam, mas precisam enfrentar desafios para viver esse amor. A suíte assinada por Diego de Paula se concentra na cena final do balé, quando o casal comemora a possibilidade de estar junto em um baile alegre e enérgico.

 

O programa traz também Ibi – da Natureza ao Caos, de Gal Martins. Da palavra tupi-guarani Ibi, que significa terra, chão que se pisa, nasce a criação de Gal, que reflete sobre a questão do pós-isolamento da sociedade e sobre a falta de conexão do homem com a natureza, inspirada em “O Amanhã Não Está a Venda”, de Ailton Krenak.

 

O destaque da noite fica por conta da criação inédita do israelense Shahar Binyamini, I’ve Changed My Mind (2023), um questionamento sobre quem somos como humanos, animais, almas e entidades. O título traduzido como “Eu Mudei de Ideia”, está ligado ao processo de criação artístico na sala de ensaio, sendo que em alguns momentos precisamos renunciar a alguns conceitos e abraçar o que é incógnito. 
 

Suíte de Paquita (2022)

Remontagem
Diego de Paula, a partir da obra de 1847 de Marius Petipa (1818-1910)
Música
Édouard Deldevez (1817-1897) e Ludwig Minkus (1826- 1917)
Iluminação
Nicolas Marchi
Figurino
Tânia Agra
Cenário
Reproduções de fotografias da escadaria do Edifício Histórico do Museu Paulista – Eixo Monumental, de Hélio Nobre e José Rosael, gentilmente cedidas pelo Acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo

Ibi - da Natureza ao Caos (2022)

Concepção e Direção Coreográfica
Gal Martins
Trilha Sonora Original
Dani Lova (direção musical e criação) com voz e contribuição artística de Thais Dias
Figurino e Visagismo
Gil Oliveira
Iluminação
Camila Andrade
Cenografia e Adereços
Caio Marinho
Cenotécnico
Pedro Paes
Assistente de Figurino
Bábi Batista e Giselle Carvalho

I’ve Changed My Mind (2023)

Coreografia e figurinos
Shahar Binyamini
Assistente de coreografia
Yotam Baruch
Músicas
Le Tombeau de Couperin M 68: II Fornane e III Minuet, de Maurice Ravel, Blade Runner, de Hans Zimmer e Benjamin Wallfish e Hard to Tell, de Andy Stott e Alison Skidmore.
Iluminação
Wagner Freire
Execução de figurinos
Cris Driscoll
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