Quinta-feira | 22/06
Suíte de Paquita, Ibi – da Natureza ao caos & I’ve Changed My Mind
20h
Sexta-feira | 23/06
Suíte de Paquita, Ibi – da Natureza ao caos & I’ve Changed My Mind
20h
Sábado | 24/06
Suíte de Paquita, Ibi – da Natureza ao caos & I’ve Changed My Mind
16h e 20h
Domingo | 25/06
Suíte de Paquita, Ibi – da Natureza ao caos & I’ve Changed My Mind
17h
Programa 1 da Temporada ‘Labirintos em Movimento’ com “Giselle – Ato II”, de Lars Van Cauwenbergh e “Umbó”, de Leilane Teles, apresentado pela São Paulo Companhia de Dança de 8 a 11 de junho no Teatro Sérgio Cardoso.
A SPCD inclui pela primeira vez na temporada ‘Giselle – Ato II’ (2021), de Lars Van Cauwenbergh, inspirada livremente no original de 1841 de Jules Perrot (1810-1892) e Jean Coralli (1779-1854). Apontada por estudiosos como o ápice do romantismo na dança clássica, Giselle vem recebendo inúmeras releituras ao longo dos séculos e integra o repertório da São Paulo com cenário original de Vera Hamburger, que incorpora imagens de florestas brasileiras retratadas por Debret, De Clarac, Von Martius e Cássio Vasconcellos.
Também passa a figurar na temporada ‘Umbó’ (2021), de Leilane Teles, que se baseia em uma premissa batizada por ela como “a criação do desejo”, que fala sobre o desejo de se tornar quem se quer ser e como isso reverbera no corpo de cada um. O cantor e compositor Tiganá Santana, a cantora Virginia Rodrigues e o coreógrafo Matias Santiago são o ponto de partida de Umbó, que convida o público a apreciar e reverenciar as artes e trajetórias dessas personalidades, bem como os bailarinos em cena e todos os artistas envolvidos na concepção da obra. Esta criação de 2021, agora em 2023 tem novo formato, pois passa a contar com 14 bailarinos e isso reconfigura a cena e a própria maneira da coreógrafa olhar para sua obra.
Programa 2 da Temporada ‘Labirintos em Movimento’ com “Les Sylphides (Chopiniana)”, de Ana Botafogo e “Partita”, de Stephen Shropshire, apresentado pela São Paulo Companhia de Dança de 15 a 18 de junho no Teatro Sérgio Cardoso.
Les Sylphides (Chopiniana) (2021) é uma obra com remontagem assinada por Ana Botafogo. Coreografada originalmente em 1909 por Michel Fokine (1880-1942), a partir de composição de Frédéric Chopin (1810-1849), que é uma obra que evoca a era romântica.
A noite conta também com Partita (2022), a terceira criação de Stephen Shropshire para a SPCD, que passa a integrar a temporada e é inspirada na pintura do artista renascentista Pieter Bruegel (1525-1569) “Landscape with the Fall of Icarus” (1555), em diálogo com o poema homônimo escrito, em 1939, por William Carlos Williams (1883-1963). Com um figurino minimalista, os bailarinos exploram o espaço cênico e reescrevem cada letra dos versos do poeta, em diálogo com os gestos dos outros intérpretes.
Programa 3 da Temporada ‘Labirintos em Movimento’ com “Suíte de Paquita”, de Diego de Paula, “Ibi – da Natureza ao Caos”, de Gal Martins e “I’ve Changed My Mind”, de Shahar Binyamini (estreia), apresentado pela São Paulo Companhia de Dança de 22 a 25 de junho no Teatro Sérgio Cardoso.
Suíte de Paquita (2022), de Diego de Paula - que também é bailarino da Companhia -, foi remontada a partir da obra de 1847 de Marius Petipa (1818-1910). Paquita conta a história de uma jovem órfã criada por ciganos que salva a vida do filho de um general francês, Lucien. Eles se apaixonam, mas precisam enfrentar desafios para viver esse amor. A suíte assinada por Diego de Paula se concentra na cena final do balé, quando o casal comemora a possibilidade de estar junto em um baile alegre e enérgico.
O programa traz também Ibi – da Natureza ao Caos, de Gal Martins. Da palavra tupi-guarani Ibi, que significa terra, chão que se pisa, nasce a criação de Gal, que reflete sobre a questão do pós-isolamento da sociedade e sobre a falta de conexão do homem com a natureza, inspirada em “O Amanhã Não Está a Venda”, de Ailton Krenak.
O destaque da noite fica por conta da criação inédita do israelense Shahar Binyamini, I’ve Changed My Mind (2023), um questionamento sobre quem somos como humanos, animais, almas e entidades. O título traduzido como “Eu Mudei de Ideia”, está ligado ao processo de criação artístico na sala de ensaio, sendo que em alguns momentos precisamos renunciar a alguns conceitos e abraçar o que é incógnito.