Lançamento do livro Antonio Abujamra – Calendário de Pedra – uma biografia

Em 2008, Ida Vicenzia, crítica teatral da Associação Internacional de Críticos de Teatro desde 1991 e escritora – é autora da coletânea de contos “Elogio do Gozo”, indicado ao prêmio Pen Club do Brasil e de peças de teatro encenadas –, recebeu um convite irrecusável de Antonio Abujamra: escrever sua biografia.

O resultado é uma biografia não convencional, devido especialmente à relação de amizade e o convívio entre autora e biografado. Ida revela detalhes da forte personalidade de Abujamra, fala de suas viagens pelo mundo, seus projetos e, como diz Elias Fajardo na contracapa do livro, “principalmente, de sua luta para fazer um teatro capaz de ajudar na transformação positiva de nosso país”.

A autora escolheu o Teatro Sérgio Cardoso, palco que recebeu inúmeras vezes Antonio Abujamra e que foi o local de sua despedida, para lançar o livro, que traz em suas 301 páginas mais de 60 ilustrações em preto e branco da extensa carreira que teve início em 1961, ano em que dirigiu “Raízes”, de Arnold Wesker, com Cacilda Becker, e  “José de Parto à Sepultura”, de Augusto Boal, no Teatro Oficina. A edição inicial de 500 exemplares foi produzida e distribuída pela própria autora.